Tumor Renal

27 novembro, 2023

Os tumores renais são diagnosticados ao acaso na maioria das vezes. Exames de imagem, comumente realizados para investigação de sintomas gastrointestinais ou dores abdominais detectam lesões até então desconhecidas por seus portadores. Caso haja suspeita, pela imagem, de se tratar de uma neoplasia maligna, o tratamento cirúrgico é indicado e a lesão é removida. Sempre que possível, a lesão é ressecada isoladamente  preservando-se o componente saudável do rim, no intuito de preservar a função do órgão.

 

Câncer de Bexiga

27 novembro, 2023

O tabaco é disparado o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença. Outras condições como a exposição ocupacional a determinados carcinógenos contribuem para outra parcela menor. A doença inicia na camada mais interna na bexiga e tende a extender-se profundamente na parede do órgão e pode invadir órgãos adjacentes e disseminar-se por via linfática e hematogênica para órgãos à distância. O tratamento inicial parte da ressecção das lesões e análise histopatológica (biópsia)  do material obtido. A depender do grau de invasão e disseminação da doença, demais terapias são necessárias e propostas.

 

Papel da Linfadenectomia Inguinal no Câncer de Pênis

27 novembro, 2023

A linfadenectomia inguinal bilateral tem papel curativo no câncer de pênis. Consiste na remoção cirúrgica dos linfonodos inguinais superficiais e/ou profundos, a depender da técnica cirúrgica utilizada. Originalmente, a cirugia trazia grande morbidade devido às suas complicações locais perioperatórias, como infecção de sítio cirúrgico, necrose de pele, linfocele e linforreia. Com a técnica vieolaparoscópica desenvolvida pelo professor Dr Tobias Machado, com o qual tive o privilégio de aprender, as complicações reduziram drasticamente, e o procedimento pode ser realizado de maneira minimamente invasiva trazendo benefícios consideráveis.

 

Toque Retal

27 novembro, 2023

O exame dígito retal ou, simplesmente, toque retal é um componente do exame físico médico realizado pelo urologista para avaliar a próstata. O exame tem fundamental importância na detecção de nódulos suspeitos para neoplasia maligna. Quando detectados ao exame, faz-se necessário a realização da biópsia da próstata. Muito se discute sobre a real nessecidade da realização do exame, visto que atualmente existem inúmeros métodos avançados de exames de imagem que poderiam detectar lesões suspeitas para o câncer de próstata. De fato, a ressonância multiparamétrica da próstata é um excelente exame para a detecção de lesões suspeitas para câncer de próstata, porém o seu custo é elevado e requer um profissional médico radiologista habilitado e experiente para a sua interpretação. Além disso, pode deixar passar lesões desapercebidas. O toque retal é um exame rápido, livre de custos e inócuo que permanece sendo  uma importante ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

Câncer de Próstata

27 novembro, 2023

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum no homem, excetuando-se os cânceres de pele. Não existe uma prevenção. Porém, quando diagnosticado precocemente, o tratamento obtém a cura na maioria das vezes. Daí surge a importância do rastreamento. Uma consulta anual com urologista é aconselhada para todos os homens a partir dos 45 anos. Para aqueles que possuem algum familiar de primeiro grau já acometido pela doença, o rastreamento deve ser iniciado aos 40 anos.

Tire suas dúvidas com o especialista.